
Depois de tantos meses de ansiedade, correria, nervosismo e emoções à flor da pele, vocês não veem a hora de poder descansar na tão aguardada lua de mel. E se gostam de contato com a natureza e tem espírito de aventura, a Ilha do Mel é a escolha perfeita.
No litoral do Paraná e a 95 km de Curitiba, a Ilha do Mel é um local de beleza selvagem e praticamente intocado pelo homem. Diante de sua paisagem rústica, o tempo parece passar mais devagar, excelente para recarregar energias e namorar bastante à beira mar.
O acesso à ilha é feito somente através de barcos que partem de Pontal do Sul (meia hora de viagem), ou da cidade de Paranaguá (duas horas de viagem). Reserva ecológica, recebe, no máximo, 5.000 pessoas por dia para evitar a degradação do meio ambiente da região.
Neste pedacinho do paraíso carros não são permitidos. Então preparem-se para andar bastante. A pé ou de bicicleta, o importante é aproveitar as inúmeras trilhas em meio à natureza e os passeios na areia da praia.
Apesar de ser isolada e rústica, a noite na Ilha do Mel é bem agitada na alta temporada, quando os bares e restaurantes organizam shows e festivais de música que vão até o amanhecer.
O que fazer
Trilha até o Forte de Nossa Senhora dos Prazeres
Uma caminhada de 40 minutos pela praia, na maré baixa, leva vocês à construção de 1770. Feito para proteger esta parte do litoral, o forte possui canhões dos séculos 18 e 19 e um mirante na parte mais alta. Quem já esteve por lá garante que o passeio feito de bicicleta também é imperdível.
Farol das Conchas
Erguido por ordem de Dom Pedro II para orientar os navegadores que passavam pela região, o Farol das Conchas é feito em ferro fundido e considerado uma das grandes obras de engenharia da época. Apesar de fechado para visitação interna, vale a pena subir os 150 degraus que levam até o farol para apreciar um pôr-do-sol absurdamente fantástico.
Gruta das Encantadas
Gruta natural cercada de mistérios. Reza a lenda que nela habitavam sereias que atraiam navios para os rochedos com seu canto e sua beleza hipnotizantes.
Volta à ilha
Um passeio deslumbrante pelos 35km de praias e costões. É possível fazer a volta à ilha de bicicleta ou a pé, mas é importante contratar um guia local para orientá-los durante o trajeto. Na maré alta, algumas áreas ficam intransponíveis.

Em sentido horário: Farol das Conchas, Forte de N. S. dos Prazeres, caminho Gruta das Encantadas e Praia do Farol - Fotos Marcos Guerra
Praias
A Ilha do Mel tem oito praias principais. Cada uma delas com suas particularidades e belezas.
Praia de Fora das Encantadas
Semideserta. É onde fica a Gruta das Encantadas. Possui um local com diversos bares e lanchonetes que formam uma espécie de “praça de alimentação”
Praia da Fortaleza
Com vegetação nativa, águas tranquilas e areia fofa. Praticamente deserta, é excelente para prática de windsurf.
Praia de Fora
Piscinas naturais se formam na maré baixa. Fica entre paredões rochosos com vista para o Farol das Conchas.
Praia Grande
Point dos surfistas, é cercada por morros e vegetação preservadas. Na alta temporada luaus são frequentes e agitam a noite na praia.
Praia do Miguel
Deserta em meio aos costões. Perfeita para se isolar do mundo e caminhar de mãos dadas sobre a areia clara e fina.
Praia do Farol
Mar com ondas fortes, boa para prática de surf. O Farol das Conchas fica nesta praia.
Praia do Limoeiro
Águas calmas e cristalinas que abrigam o trapiche de embarque e desembarque na ilha.
Praia das Encantadas
É onde o “agito” na Ilha do Mel acontece. Praia de areias brancas, pousadas e restaurantes. A vida noturna é agitada e um das principais atrações é a Gruta das Encantadas.

Forte de Nossa Senhora dos Prazeres - Foto: Rodrigo Lemes
O que levar
Como o acesso via carro não existe, evitem levar muita bagagem. E carregar malas na areia fofa é uma tarefa nada agradável. Dêem preferência a mochilas, pois são mais fáceis de transportar.
Dentro das mochilas coloquem:
Dicas importantes
Com tantos bons motivos é muito provável que vocês coloquem a Ilha do Mel como destino para uma lua de mel dos sonhos.
Crédito foto de abertura: Marcio Simioni
